Protea Hotel Luanda by Marriott

Hotelaria

O Protea Hotel Luanda é um projeto hoteleiro de 4 estrelas, que convida à serenidade e conforto, respeitando as raízes e tradições locais.
Uma homenagem arquitetónica a Angola, ao seu povo e cultura.

Num estilo ethnic chic, o Protea Luanda reúne uma paleta de cores vibrantes, influenciada pelas paisagens locais, pelas suas pessoas, os seus trajes e carisma singular.

O projeto de interiores encontrou nestas camadas a inspiração para desenvolver ambientes em tons neutros e quentes, honrando as tradições através dos materiais rústicos, toscos, terrosos e artesanais e usando elementos como as madeiras, a tijoleira, a palha e vime, criando uma ligação constante à natureza tão presente nestes ambientes.

O Protea Hotel Luanda é composto por uma área de recepção e bar, através do balcão central, que convida os seus visitantes a viver este espaço como uma grande sala de estar, podendo usufruir de área de estar, televisão, bar e refeições ligeiras, num permanente contato com as áreas exteriores verdejantes e cénicas.
O átrio central ganha vida através da grande tela de Guilherme Mampuya, sendo uma viagem narrada à fauna e à flora local, à vida cotidiana, ao trabalho e também à força da mulher Angolana.

Os espaços exteriores, em diferentes pisos, oferecem área de piscina, bares, áreas de estar e refeições, compostas por tons vibrantes, mobiliário versátil, iluminação cuidada e elementos naturais como árvores e plantas, trazendo sombras e uma atmosfera fresca e natural para os ambientes descontraídos e marcantes.

Os 84 quartos são projetados com um design minimalista e rústico, numa paleta de cores neutras em contraste com o metal cor de terra.
O grande painel de papel honra a natureza local e surgem elementos naturais também no tecido da cabeceira de cama e apliques de parede artesanais, ambos em palhinha.

O Hotel contém um restaurante que reúne todas as nossas referências visuais e honra o design proposto, sendo o painel de azulejo um elemento diferenciador e preenchido de cor e texturas, desenvolvido por nós e produzido pela Azulcer.
O espaço convida a refeições com tempo.

O atelier esteve presente desde a fase de conceito decorativo, projeto de interiores e decoração e apoio de implementação, tendo sido apoio para projeto de arquitetura, comunicação, sinalética, iluminação e paisagismo.

Este é um hotel que marca a diferença no panorama do turismo local e é uma viagem especial por Angola.

De todos os agradecimentos,
o meu maior para a Silvia Cruells,
que fez comigo equipa como
Arquiteta e sempre amiga.

Fotografia Marriott Hotels
Arquiteto José Machado